Lâmpada Série LSV
31 de outubro de 2014
Conforto lumínico
14 de novembro de 2014
Exibir tudo

A iluminação certa pode aumentar as vendas de um estabelecimento.

Ser projetista de iluminação é ser responsável por direcionar o olhar do outro. É ser um alfabetizador visual. É oferecer conforto luminoso para todos que quiserem nos contratar e usufruir deste prazer necessário (TORMANN, 2010). Com toda essa influência, a iluminação certa pode aumentar as vendas de um estabelecimento, como afirma Bull (2008) utilizando como exemplos os supermercados.

Tão importante quanto as promoções, identidade com o público-alvo e o layout, a iluminação também influencia nas vendas do varejo. Se for bem planejada e alinhada à estratégia da loja, ela torna-se uma poderosa ferramenta de marketing. Bem iluminado, um produto atrai os olhares. Uma luz errada, ao contrário, distorce cores e afasta seu cliente da gôndola. O ideal é que a luz usada nos mais diferentes espaços reproduza o mais próximo possível as cores e texturas reais daquilo que se pretende vender (BULL, 2008).

A arquiteta e diretora da Opus Design (empresa que realiza projetos para o varejo) Kátia Bello, declara que “a iluminação tem poder quase cênico em uma loja”, o que evidencia a importância de um bom projeto luminotécnico (BULL, 2008). No mercado competitivo onde nos encontramos a maioria dos profissionais atuantes não têm formação acadêmica, mas simpatia.

Há interesses comerciais em jogo, mas os projetos de luz artificial nos seus aspectos tantos tecnológico como psicológico, devem ser mais estudados, observados e planejados para atender as necessidades, anseios e o bem-estar das pessoas.

Fonte: Especialize – Revista OnLine – Ipog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *