A iluminação certa pode aumentar as vendas de um estabelecimento.
7 de novembro de 2014
Exibir tudo

Conforto lumínico

A luz pode ser definida como qualquer radiação capaz de causar uma sensação visual. A fonte natural de radiação eletromagnética é o sol. Lâmpadas são fontes artificiais comuns (SILVA, 1992).

Conforto visual, segundo Lamberts et al., (1997) é entendido como a existência de um conjunto de condições em determinado ambiente, no qual o ser humano pode desenvolver suas tarefas visuais com o máximo de acuidade (medida da habilidade do olho humano em discernir detalhes) e precisão visual.

Para Schmid (2005), o conforto lumínico pode ser resumido aos ajustes dos níveis absolutos e relativos de brilho das coisas ao propósito que temos para os ambientes, onde as fontes de luz servem para iluminarem os objetos e não para serem vistas. Desse modo, procuramos ver sem ferir os olhos e sem sofrer estresse, e ver mais daquilo que cada tarefa nos pede e menos daquilo que nos desvia a atenção da tarefa.

De acordo com Iida (2005), o correto planejamento da iluminação das cores contribui para aumentar a satisfação no trabalho, melhorar a produtividade e reduzir a fadiga e os acidentes.

Um bom sistema de iluminação deve assegurar níveis de iluminação que mantenham o conforto visual garantindo o contraste adequado à tarefa a ser realizada e o controle dos ofuscamentos. Uma inadequação deste sistema poderá acarretar em danos a saúde visual das pessoas no ambiente e uma piora para os que apresentam problemas de visão.

Segundo Romero e Ornstein (2003), os parâmetros a serem observados para o bom desempenho da iluminação do ambiente construído são: características das aberturas, considerando suas tipologias e dimensões, tipos de vidros e fatores de sombra internos ou externos. Acrescentam-se a este parâmetros a incidência da luz natural na edificação e as características do ambiente interno, tais como: cores das paredes, tetos, pisos e mobiliário, quantidade e potência das luzes artificiais

Fonte: VIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *